Protagonistas

Essência Festival | FOOD • DRINKS & MUSIC

Cais Sodré Funk Connection / Portugal

Artista musical | Palco Principal

Nascidos no coração do bairro boémio que lhes dá o nome, os CAIS SODRÉ FUNK CONNECTION são uma banda de veteranos da musica portuguesa e verdadeiros embaixadores do Funk & Soul. O Soul Power é assegurado por Francisco Rebelo no Baixo, João Gomes nas Teclas, David Pessoa na Guitarra, Rui Alves na Bateria e a pujante secção de sopros de Joao Cabrita, José Raminhos e Miguel Marques. Conduzidos pelo inconfundífvel one man show Silk (Fernando Nobre), são acompanhados pela voz sensual e sedutora de Tamin.

Cassete Pirata / Portugal

Artista musical | Palco Principal

CASSETE PIRATA nasceu da vontade de escrever e descobrir novas canções em português, num regresso ao que todos temos de tronco comum, em referências, paisagens e sons, onde mais que meios, havia vontades e ideias. Os cinco amigos que vieram do jazz e formaram os CASSETE PIRATA em 2016, são o Pir (voz, guitarra e compositor), a Margarida Campelo (Bruno Pernadas, Minta, Salvador Sobral) e a Joana Espadinha, ambas nas teclas e coro, o António Quintino (Dead Combo, Samuel Úria) no baixo e o João Pinheiro (Diabo na Cruz, TV Rural, SAL) na bateria, lançaram o primeiro disco “A Montra” em 2019.

Cristina Manso Preto / Portugal

Chefe |

A Chefe Cristina Manso Preto é natural do Porto e, inflluencada pela cozinha da sua avó, desde cedo se interessou por este mundo. Proprietária de um restaurante onde assumiu a cozinha, passou para a área do catering, atividade que ainda hoje mantém. Autora de diversos livros de receitas, é uma das caras mais conhecidas do pequeno ecrã, onde estreou com o programa Pau para Toda a Colher, no Porto Canal, apresentando hoje, na Praça da Alegria, uma rubrica semanal dedicada à gastronomia com a execução de receitas práticas e simples.

Comunicadora nata e presença regular em eventos dedicados à gastronomia, no Essência Festival a Chefe Cristina Manso Preto vai pôr as Mãos na Massa e orientar divertidas aulas culinárias que prometem resultados dignos de serem provados e "instagramados".  

 

Da Chick / Portugal

Artista musical | Palco Principal

Depois da estreia em 2012 com o EP “Curly Mess” – lançado pela Discotexas – chegaram os palcos em atuações que apostaram num funk urgente e real. O álbum de estreia “Chick to Chick” foi lançado em 2015 e nele surgiram temas produzidos por Xinobi, Moullinex, Cut Slack e Isac Ace. Seguiram-se colaborações com vários outros artistas, e mais lançamentos, entre os quais o de “Call Me Foxy”. Em palco, quer esteja acompanhada por um DJ ou por uma banda completa, DA CHICK faz questão de sublinhar a força de uma “funk machine”. E foi isso o que a levou a conquistar o prémio de Best Live Performance nos Portuguese Festival Awards de 2015, que levou Peaches a chamá-la para o seu concerto no Vodafone Mexefest. Esste mesmo reconhecimento justificou a sua presença na abertura de concertos dos Earth Wind & Fire e Maceo Parker no EDP Cool Jazz.

Pedro Simões / Portugal

DJ | RFM

Com uma experiência de cabine há mais de 20 anos, tendo sido residente em vários clubes e discotecas do país. Atualmente é produtor do Café da Manhã na RFM. 

Rua das Pretas / Portugal

Artista musical | Palco Principal

O coletivo musical lusófono, Rua das Pretas, idealizado por Pierre Aderne e nascido em Lisboa, é um dos mais importamtes projetos da música de língua Portuguesa, tendo-se tornado, ao longo dos anos, num concerto onde se vive e sente a fusão de fado, bossa nova, cante, mornas, cirandas e sambas.

Tsuyoshi Murakami / Japão / Brasil

Chefe | Restaurante Murakami (São Paulo)

Tido como um dos maiores especialistas contemporâneos em sabores asiáticos, Tsuyoshi Murakami nasceu em Hakodate, em Hokkaido, ilha norte no arquipelago nipónico e chegou ao Brasil, ainda em criança.

O primeiro restaurante onde projetou o seu estilo foi o Kinoshita, criado em 1976 pelo seu sogro. No final de 1990, ganhou espaço como Chefe e serve algumas degustações na linha "kappo", fazendo uso dos ingredientes mais frescos da estação, com cuidado ao mais ínfimo detalhe, como o tipo de porcelana, a ordem dos pratos, temperaturas e guarnições. 

A sua trajetória no Brasil e internacional, com passagens por Nova Iorque e Barcelona, e a sua evolução profissional, tornaram-no num nome maior da gastronomia internacional.

Hoje, o Chef comanda o badalado Restaurante Murakami, em São Paulo, desenhado para servir apenas 12 pessoas por turno (2 turnos ao jantar), com um menu repleto de detalhe e desenvolvido a cada dia. 

É o Chefe convidado para a realização de dois Banquetes e jantares exclusivos de cozinha de autor em diálogo com Elton Guenka, Josimar Félix e Paulo César do Tokkotai Porto.

António José Lopes / Portugal

Sommelier e membro do Painel de Prova da Revista de Vinhos | Essência do Vinho

Iniciou o seu percurso profissional no Vila Vita Parc, tendo passado por hotéis e restaurantes emblemáticos como The Gleneagles e Foz Velha, antes de assumir a direção da garrafeira Gusto by Henz Beck, no Conrad Algarve. Foi como “Wine Guru” no hotel Anantara Algarve que criou a carta de vinhos premiada com o "Award of Excelence" pela revista Wine Spectator. Foi eleito sommelier do Ano 2014 pela revista Wine. Atualmente, e para além dos projetos de consultadoria e formações que desenvolve, integra o painel de provas da Revista de Vinhos. É um dos jurados permanentes da competição anual TOP 10 Vinhos Portugueses – Revista de Vinhos.

Guilherme Corrêa / Portugal

Sommelier e membro dos Painéis de Prova da Revista de Vinhos e revista GULA | Essência do Vinho

Brasileiro, associou à formação de economista a de sommelier, tendo ao longo da sua carreira assumido cargos de wine director em diferentes importadoras e garrafeiras, destacando a Decanter, a maior importadora do Brasil, e o projeto Wines by Heart, do qual foi sócio fundador e gestor, em Lisboa. O seu percurso como sommelier remonta ao inicío de 1990, tendo sido o primeiro sommelier profissional de Minas Gerais, no restaurante Vecchio Sogno. No ano 2000 foi o primeiro sommelier brasileiro com formação no estrangeiro, na Associazione Italiana Sommeliers (Toscana); estudou na Scuola di Arte Culinaria Cordon Bleu, em Florença; é formador certificado pela WSET®. Foi campeão brasileiro de sommeliers; em 2009, foi “Melhor Sommelier da América Latina” na primeira edição do concurso “Mejor Sommelier de las Américas", na Argentina. É membro do painel de provas da Revista de Vinhos e da GULA. É um dos jurados permanentes da competição anual TOP 10 Vinhos Portugueses – Revista de Vinhos.

Informações/

Dúvidas?