Programa

Essência Festival | FOOD • DRINKS & MUSIC

Hora & Local

Atividade

12:30

O Banquete by Vinhos de Lisboa

Informação:

Se juntarmos os Vinhos de Lisboa, Portugal, Brasil, Japão, dois restaurantes e quatro Chefes, temos o mote para a criação do Banquete by Vinhos de Lisboa - a first taste of summer. Em cima da mesa, estará um Banquete que não se repetirá. 

Tsuyoshi Murakami, do restaurante Murakami, em São Paulo (Brasil), tido como dos maiores especialistas contemporâneos em sabores asiáticos, é o chefe convidado para a realização do Banquete, almoço exclusivo de cozinha de autor, em diálogo com os Chefes Paulo César, Jonathan Erickson e Elton Guenka, inspirados pelos diferentes estilos dos vinhos da Região Demarcada de Lisboa. 

14:30

Tenda Cozinha ao Vivo

Mãos na Massa com a Chefe Cristina Manso Preto 02

Informação:

Três dias de Essência Festival, três sugestões de receitas surpreendentes e de autor para harmonizar com Vinhos Verdes. 

Para os mais curiosos, experientes ou para aqueles que não sabem nada, aulas de cozinha divertidas com uma das Chefes mais conhecidas do pequeno écran: Cristina Manso Preto. 

Ao dispor de cada Aprendiz de Chefe, estará uma bancada totalmente equipada e ao ar livre, para confeccionar a receita e provar em modo harmonização com um vinho branco leve e fresco e um vinho complexo e gastronómico da Região dos Vinhos Verdes! 

Inscrições no local, por ordem de chegada, limitadas ao número de bancadas de cozinha.

16:00

Tenda Cozinha ao Vivo

Cozinha Vivo com o Chefe João Cura

Informação:

Para conheceres e saberes o que vai no coração dos Chefes e o que lhes sai das mãos. São 3 dias de pura inspiração para levar para casa!  Contigo estará o Chefe João Cura do portuense Almeja. 

Inscrições no local, por ordem de chegada, limitadas ao número de lugares disponíveis. 

16:30

Palco principal

Concerto | Rua das Pretas com Pierre Aderne

Informação:

O coletivo musical Rua das Pretas, idealizado por Pierre Aderne e nascido em Lisboa, é segundo a imprensa Portuguesa e internacional um dos mais importamtes projetos da música de língua Portuguesa, tendo-se tornado ao longo dos anos um concerto onde a música lusófona escritura a fusão de fados, bossas, cantes, mornas, cirandas e sambas.

 

18:30

Tenda Showcooking

Cozinha ao Vivo com o Chefe João Pupo Lameiras

Informação:

Para conheceres e saberes o que vai no coração dos Chefes e o que lhes sai das mãos. São 3 dias de pura inspiração para levar para casa!  Contigo estará o Chefe João Pupo Lameiras dos restaurantes portuenses Muro do Bacalhau e Ro.  

Inscrições no local, por ordem de chegada, limitadas ao número de bancadas de cozinha.

19:30

Tenda Finger Food

VINHO VERDE PARTY CLUB

Informação:

Há um Vinho Verde para cada momento e por isso as noites de sexta e sábado, animam-se com o Vinho Verde Party Club – a first taste of Summer.

Este é um espaço exclusivo que associa a um festim de finger food a diversidade dos estilos de vinho daquela que é uma das mais emblemáticas regiões vitivinícolas do mundo: a Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

A cabine é do DJ Pedro Simões, exímio na arte de dar uma boa festa

21:00

Tenda Cozinha ao Vivo

Especialistas à Prova com a Chefe Maria Loureiro

Informação:

Nas sessões diárias de Especialistas à Prova haverá sempre um ou mais produtos em destaque na proposta e confecção de uma receita surpreendente e criada de raiz por um Chefe da EPE - Escola de Hotelaria de Esposende.

Hoje, o palco fica nas mãos da Chefe Maria Loureiro.

Inscrições no local, por ordem de chegada e limitadas ao número de lugares disponíveis

22:00

Palco principal

Concerto | Da Chick

Informação:

Depois da estreia em 2012 com o EP “Curly Mess” – lançado pela Discotexas – chegaram os palcos em atuações que apostaram num funk urgente e real. O álbum de estreia “Chick to Chick” foi lançado em 2015 e nele surgiram temas produzidos por Xinobi, Moullinex, Cut Slack e Isac Ace. Seguiram-se colaborações com vários outros artistas, e mais lançamentos, entre os quais o de “Call Me Foxy”. Em palco, quer esteja acompanhada por um DJ ou por uma banda completa, DA CHICK faz questão de sublinhar a força de uma “funk machine”. E foi isso o que a levou a conquistar o prémio de Best Live Performance nos Portuguese Festival Awards de 2015, que levou Peaches a chamá-la para o seu concerto no Vodafone Mexefest. Esste mesmo reconhecimento justificou a sua presença na abertura de concertos dos Earth Wind & Fire e Maceo Parker no EDP Cool Jazz.

Informações/

Dúvidas?